Hospitalidade é o bem-receber, servir, ajudar, partilhar com o outro, interagir, sentir-se bem.
Sua base essencial: espaço, prestação de serviços e relações humanas.
Ser hospitaleiro é uma dádiva e para isso, é necessário um local (preparado para receber), as pessoas, e uma técnica para recebê-las, preocupando-se com o bem-estar, boa acomodação das mesmas.
O café é um símbolo da hospitalidade, oferecemos para quem gostamos, como cortesia, uma dádiva (aquilo que fazemos para o outro sem obrigação de retorno)
Dádiva é um presente; ter o aqui e agora, onde o passado já foi e o futuro é incerto.
O bem receber, o convite de uma visita em casa, uma parada após o almoço, uma reunião de trabalho ou no encerramento de um encontro. O café está presente nesses momentos e nos mais que quisermos e essa oferta faz toda a diferença.
A hospitalidade tem diferentes tempos:
*Receber - ato de acolher pessoas que batem à porta.
*Hospedar - um certo calor humano dedicado a alguém sob a forma de oferta de um teto (mesmo havendo um retorno - monetário)
*Alimentar - dividir algo essencial para a existência
*Entreter - proporcionar momentos agradáveis.
Podemos perceber que a bebida tão consumida pelo mundo a fora tem relação com todos os tempos: o ato de convidar e oferecê-la nos induz a receber a pessoa, hospedá-la em um determinado local, compartilhar a saborosa bebida e proporciona nesta relação momentos bons.
O afeto está muito na alimentação, através dela podemos expressar como estamos, e o quanto nos dedicamos à quem servimos.
Um café bem feito, com aromas e sabores, conquista o paladar e a espiritualidade. Traz um aconchego, uma revitalização.
Por que não convidar alguém hoje para um café e um momento agradável? Compartilhe essa ideia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário