sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Barista

O Brasil é um os maiores consumidores de café, o crescente consumo da bebida de qualidade provocou o surgimento de uma nova função nos restaurantes e cafeterias; quem antes era atendente de café, passou a ser barista. Há uma necessidade de formar profissionais especializados no serviço de café que devem conhecer a história, a arte de tomar a bebida além de técnicas para manusear uma máquina e o moinho.


O barista é o encontro entre o produtor e o consumidor, responsabilizando-se pela promoção dos cafés especiais e gourmet. Ajuda  a perceber que café não é igual ao outro.
Acima de tudo, o profissional deve gostar e apreciar a bebida. Respeitar o produto e saber dar as informações corretas ao cliente. Entender que por trás de cada xícara existe um grupo de pessoas que trabalharam para que o produto chegasse até ali.


Deve avaliar cada detalhe durante a extração, como a temperatura da água, pressão da máquina, qualidade do pó, tempo de extração e regulagem do moinho que é o coração do espresso.
Embora seja peça chave no preparo para um bom café, o barista não faz milagre. É indispensável a qualidade dos grãos do blend, o que foge das mãos dele. Se, por um lado,  um excelente blend pode ser facilmente destruído por alguém que não conheça o processo de extração do café, por outro, nem o melhor barista do mundo consegue salvar um café de má qualidade.
No entanto, o cliente nunca dirá que o barista não soube tirar um bom café e sim, que o grão não presta, o que pode ser um problema!


O vinho está para o sommelier, assim como o café está para o barista. Além de conhecimentos técnicos, e teóricos, o profissional cria novas bebidas a base de café, e agrega valor visual aos produtos, seja através da latteart, da criatividade na montagem de drinks ou até mesmo no jeito de servir o espresso.
Há quem se especializa na criação de blends, para marcas, e os que treinam pessoas para campeonatos. A oferta  no mercado nacional está crescendo,  e abrindo centros de formações de baristas de qualidade. Porém, o mercado ainda está  começando, e muitas vezes não dão a devida importância para o profissional,  não reconhecendo  a necessidade de formação e não remunerando corretamente, Um bom barista demora a ser treinado e custa caro, mas é fator essencial em uma cafeteria., pois eles estão na linha de frente com o cliente. São reconhecidos pelos donos de marcas e estabelecimentos não somente como preparadores do café, e sim como alguém que dá vida a bebida e ao ambiente. É o barista que dá cara ao café e transforma o produto ainda mais especial.

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