No mercado, podemos encontrar na gôndola mais do que os cafés chamados "tradicionais", o que isso significa?
Existem duas espécies de grãos de cafés, cada uma com sua propriedade e características, o Robusta ou Conillon e o Arábica.
Os cafés Tradicionais são feitos 100% pelos grãos Robusta/Conillon, os cafés Gourmet são compostos por 100% Arábica, e os Superiores, são utilizados uma mescla entre o Arábica e o Robusta de melhor qualidade.
Qual a diferença entre os dois?
O grão Robusta são grãos mais redondos, de cor amarronzada, com defeitos. Menos ácidos e com o dobro de cafeína, são encontrados nas plantações a nível do mar até 900m de altitude que atingem de 8 a 10m de altura, com menos cuidado no plantio em ambiente mais quente. Para disfarçar esses defeitos, deixam a torra mais forte e mais escura para disfarçá-los deixando o café mais amargo. Muito utilizado para elaboração de cafés solúveis. Bebida mais encorpada e adstringente, além de menos aromática.
Os grãos Arábica são mais ovais, de cor amarelo-esverdeado com ausência de defeitos pretos, verdes ou ardidos. Mais ácido e mais encorpado, de melhor qualidade, aroma e sabor. São encontrados em plantações de 800 a 2000m de altitude, chegando de 6 a 8m de altura com mais cuidados com o plantio e um clima quente durante o dia e queda de temperatura, o que melhora na qualidade do grão. Sendo considerável mais saudável pois seu fruto é mais adocicado não tendo que utilizar de mais açúcar para tomar. Com torra moderadamente clara e moderadamente escura, o que predomina sua qualidade. Bebida leve e aromática.
Arábica x Robusta |
Nenhum comentário:
Postar um comentário