sábado, 16 de novembro de 2013

Café - do cultivo, à preparação

O cultivo de café pode variar e ter distintas e diferentes características até o procuto final. A latitude, altitude, temperatura, quantidade de sol que a planta recebe, solo e sistema de cultivo são fatores que influenciam na plantação.
O cafeeiro produz flores com aromas que lembram jasmim e em seus frutos, chamados cerejas (por ser parecido no tamanho e as vezes na cor), encontramos as sementes que darão o grão de café.
Cultivada a nível do mar ou a grandes altitudes, a planta  tem uma duração em média, de 20 a 30 anos, podendo dividir seu ciclo em 3 fases: crescimento, fase produtiva e de declínio. São raros no Brasil, pés de cafés de mais de 30 anos, pois sua produtividade diminui ao longo do tempo.

Reprodução da semente - muda de café
O plantio
Controle de pragas - broca

Ciclo reprodutivo - a florada do café
A planta floresce entre os meses de setembro e novembro, durante a primavera. Em seu segundo ano de vida o café inicia sua primeira florada em pouca quantidade, é como se a planta estivesse se preparando para a fase adulta. Somente no terceiro ano a florada será plena e a produção poderá ser considerada em termos comerciais. Depois que as flores caem, surgem os chumbinhos - pequeno fruto que brota no lugar da flor que irão crescer e amadurecer.

O fruto
O crescimento e amadurecimento dos grãos na espécie Arábica é de 6 a 9 meses, já a Robusta de 9 a 11 meses. os frutos maduros são vermelhos ou amarelos. A produção de café é anual, mas como a maioria das árvores frutíferas, a produtividade é maior em anos alternados. Cerca de 7 meses depois da florada,, o fruto amadurece e torna-se pronto para colher, mudando a coloração da casca que passa de verde a vermelha (ou amarela). Geralmente a colheita tem inicio quando o percentual de frutos maduros no pé for próximo a 90% e antes que eles comecem a cair por causa da seca. Deve ser feita de 2 a 3 meses.
A produção é encaminhada aos abafadores para retirada de impurezas - gravetos e folhas, após a abafação é levada a lavadores e/ou despolpadores para retirada da casca e frutos não maduros, e depois aos terreiros ou secadores para a secagem antes do armazenamento.

colheita
lavagem do café
secagem do café
armazenamento

torra

Grão verde ao torrado


Após a torra, é embalado e comercialização em grãos, ou passa pelo processo de moagem, uma moagem mais grossa para a prova de xícara e formação de novos blends, moagem média para o café espresso e uma mais fina, mais encontradas nas gôndolas para fazer em casa, como o café coado.

Vamos fazer um café?



Um comentário: